fbpx

(12) 3411-6460

A importância do exame parasitológico

Ancilostoma spp. e Toxocara spp. são nematóides parasitas que afetam predominantemente cães e gatos, podendo afetar também os humanos.

Ancilostomídeo: se fixam no revestimento do intestino delgado, onde se alimentam de sangue, o que pode causar anemia, fraqueza, diarreia e, em casos graves, até morte.

Toxocara: quando o ovo contendo as larvas chega ao estômago ou intestino do cão ou gato, ele pode eclodir, liberando a larva de seu interior.
Em seguida, penetra na corrente sanguínea sendo levada até os pulmões, onde sofre mutação para outro estágio de larva e volta para a boca do animal através da traqueia, e pode ser expelida por meio de vômito (podendo ser observada) ou engolida novamente, alojando-se no intestino até completar seu ciclo de vida chegando ao estágio adulto.

A transmissão ocorre principalmente pela ingestão de larvas infectantes presentes no solo contaminado.
O diagnóstico é feito através da identificação de ovos em amostras de fezes por meio de técnicas de diagnóstico parasitológico.

‼️O tratamento é baseado em vermífugos específicos, juntamente com medidas de controle ambiental para evitar a reinfestação. A prevenção inclui a desparasitação regular dos animais de estimação e a manutenção de uma higiene adequada no ambiente, reduzindo assim o risco de infecção tanto em animais como em humanos.

👩🏻‍⚕️Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, consulte nossa equipe.

×