Resultado de Exames

(12) 3411-6460

Atendimento 24 horas

Insuficiência renal crônica também afeta os cachorros

Os cães também podem sofrer com problemas renais. A insuficiência renal crônica pode acometer cachorros de qualquer raça, sexo e idade. Essa doença ocorre com maior frequência em Pets com idade a partir de sete anos. A insuficiência renal crônica pode ter origem genética (hereditária) atingindo as seguintes raças: Basenji, Beagle, Bull Terrier, Cairn Terrier, Chow Chow, Cocker Spaniel, Dobermann Pinscher, Pastor Alemão, lhasa Apso, Shih Tzu, Maltes, Schnauzer, Norwegian Elkhound, Rottweiler, Samoieda, Shar Pei e Poodle.

Os sinais mais comuns dessa enfermidade são: polidipsia (aumento do consumo de água), poliúria (micção em excesso), apatia, perda de apetite e vômitos.  É importante que o tutor sempre ofereça água fresca ao Pet, para que ele se mantenha hidratado. Outros sintomas são letargia, anorexia, perda de peso, diarreia, úlcera gástrica e/ou intestinal, mau hálito, fraqueza e intolerância ao exercício, ou inabilidade de se exercitar normalmente sem se cansar. Se o Pet apresentar um quadro de hipertensão (pressão alta), essa doença ainda pode levar à cegueira.

A insuficiência renal crônica é provocada por um processo normal de envelhecimento, devido ao declínio do funcionamento renal ao longo dos anos. Ela também pode ser causada em função de outros problemas de saúde, como a doença periodontal, hipertensão arterial, diabetes e outras endocrinopatias, infecções, hematozoários, filariose etc.

Como essa doença é progressiva e irreversível, o prognóstico para os cães afetados não é bom. Embora o tratamento raramente melhore as funções renais do Pet, pode aliviar os sintomas e trazer um maior conforto para o animal. Atualmente, com os avanços da medicina veterinária no Brasil, existe a possibilidade de se utilizar a hemodiálise no Pet para controlar a uremia e ainda temos novos medicamentos e clínicas especializadas em nefrologia veterinária, para dar uma boa qualidade de vida para o cãozinho portador desse problema.

O Estima conta com especialistas na área e uma infraestrutura moderna, sempre pronta para realizar o diagnóstico e tratamento do seu melhor amigo. Para agendamento de consultas e outras informações, entre em contato conosco pelo (12) 3411-6460.

Fonte de informações: https://renalvet.webnode.com.br/nefrologia/croni-cao/

#ProblemasRenaisNosCães #InsuficiênciaRenalCrônica #IRC #SaúdePet #DeOlhoNoMeuAumigo #NósSomosOEstima  #SouEstima #Estima10Anos #DiagnósticoPrecoce #MêsDeCombateAosProblemasRenais

×