Resultado de Exames

(12) 3411-6460

Atendimento 24 horas

Páscoa e seus riscos aos Pets

O chocolate é apreciado por muitas pessoas, sobretudo na época da páscoa. E é, principalmente nessa data, que os animais podem se intoxicar por conta do consumo desse alimento.

A substancia teobromina e cafeína são substâncias presentes no chocolate, e elas são intensamente tóxicas para os pets. Os níveis mais elevados de teobromina encontram-se em chocolates mais escuros e concentrados, principalmente nos amargos e meio amargos, Porém, a quantidade mínima já é o suficiente para causar uma intoxicação no organismo do seu pet. Sua ingestão pode levar a arritmias cardíacas, excitação, tremores, dificuldade respiratória, vômitos, diarreias e até convulsões. Além disso, os altos níveis de gordura poderão desenvolver uma pancreatite. Se não realizado um suporte médico, o animal poderá evoluir ao óbito.

Os sinais clínicos podem aparecer entre seis a doze horas após a ingestão, mas a teobromina pode ficar até vinte quatro horas no corpo do animal antes de ser eliminada. Não existe um antídoto para esses compostos presentes no chocolate, ou seja, o tratamento será suporte para os sinais clínicos apresentados. Logo, caso isso aconteça, será necessário levar seu pet, o mais rápido possível, ao médico veterinário para o atendimento e observação do quadro clínico.


Dra Ana Julia Pinheiro

×